Home 11/09/2020 - 19:29 - Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Educação promove live para apresentar a estudantes os itinerários formativos do Novo Ensino Médio

Danilo destacou que os itinerários formativos do novo ensino médio visam à especialização na área que o estudante possui mais afinidade Danilo destacou que os itinerários formativos do novo ensino médio visam à especialização na área que o estudante possui mais afinidade - Reprodução Dicom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promoveu nesta sexta-feira, 11, a segunda live formativa que apresenta o Documento Curricular do Tocantins - etapa Ensino Médio. O encontro virtual desta tarde foi direcionado aos estudantes, a fim de que possam compreender o Novo Ensino Médio e opinar sobre os temas que possuem mais afinidade/interesse. Por meio da live, a Seduc busca ainda incentivar a participação dos alunos na Escuta Pública que possibilita aos jovens escolher o que será estudado no ensino médio. As contribuições podem ser feitas até o dia 16 de setembro no site da Seduc.  Após a escuta, a equipe ProBNCC - etapa Ensino Médio elaborará a  parte diversificada do Currículo  do Tocantins.

“Apresentamos os possíveis itinerários formativos, para que os estudantes possam entender melhor esses temas que poderão ser desenvolvidos a partir de 2021 tendo o aluno como protagonista e agente social. Vivemos um momento histórico, uma grande mobilização e estamos confiantes de que flexibilização curricular é possível, é viável e que busca contribuir para a formação de cidadãos mais integrados e protagonistas”, enfatizou a Gerente do Ensino Médio da Seduc, Schierley Colino.  

O encontro on-line contou com a participação dos técnicos da equipe de Implantação do Ensino Médio da Seduc. Danilo Pinheiro Guimarães fez uma apresentação geral dos itinerários formativos. Ana Flávia Carvalho discorreu sobre protagonismo e projeto de vida. Willian Medeiros, falou sobre os itinerários de ciências humanas. Welington Fraga abordou os temas relacionados às ciências da natureza e à pesquisa. Alessandra Quirino apresentou os itinerários da área de linguagem, e Celestina Pereira, falou aos estudantes sobre o que novo ensino médio propõe para o estudo da matemática.

Danilo destacou que os itinerários formativos do novo ensino médio visam à especialização na área que o estudante possui mais afinidade. “Este é um momento importantíssimo para visualizar o ensino médio que atenda aos interesses dos jovens. A ideia é que além de aprender os componentes curriculares, os estudantes saibam como utilizar esse conhecimento na prática nos diferentes contextos, no trabalho, como cidadão,

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio traz uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Escuta e Consulta Pública

Por meio da Escuta aos Estudantes e Consulta Pública do Documento Curricular do Tocantins - ensino médio, o Governo do Estado busca envolver a comunidade escolar na construção do documento. Os alunos podem participar até 16 de setembro e os educadores até o dia 27 deste mês.

Para contribuir com seus apontamentos, os interessados precisam acessar o site da Seduc na aba Consulta Pública Documento Curricular – ensino médio .