Home 11/09/2020 - 15:51 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Professora de ciências faz aula lúdica em laboratório para engajar estudantes do Colégio Sagrado Coração

A aula foi dinâmica e realizada em um laboratório de uma instituição parceira da escola A aula foi dinâmica e realizada em um laboratório de uma instituição parceira da escola - Divulgação

 As aulas no Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, unidade conveniada com o Governo do Tocantins, estão sendo conduzidas de forma remota. Com o objetivo de diferenciar a aula de ciências, cuja temática trabalhada no momento é o desenvolvimento embrionário humano e tipos de parto, a professora deste componente curricular, Sonaira da Glória Gomes Parente, realizou, na última quarta-feira, 9, uma aula por meio de plataforma on-line, com os alunos do 8° ano do ensino fundamental. 

A aula foi dinâmica e realizada em um laboratório de uma instituição parceira da escola, o ITPAC, que cedeu o espaço do Laboratório de Embriologia da Instituição e o apoio de técnico, para que a professora pudesse ministrar a aula, utilizando os materiais do Laboratório. Todos os anos os estudantes vão até o laboratório para verem de perto, mas neste ano acompanharam por meio de videoconferência. 

A professora relatou que mesmo a distância, a aula foi produtiva. “Utilizar metodologias diferenciadas desperta nos alunos o desejo de aprender. Por isso fazemos uma aula dentro de um laboratório com peças e equipamentos que simulam a realidade e a formação do ser vivo, para mostrar ao aluno como a vida é gerada”. 

O objetivo da atividade foi alcançado, já que os estudantes ficaram motivados, participaram e sanaram dúvidas, como reforça a estudante Ana Vitória Batista de Sousa Reis. 

“Com a pandemia, alguns alunos não estavam muito dispostos, em certos momentos, e com essa aula diferente o engajamento foi bem maior, eu amei a iniciativa porque a aula foi produtiva, objetiva e direta e a gente pôde aprender de forma divertida”, finalizou.