PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma organização do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que visa reconhecer e premiar ações inovadoras nas escolas brasileiras.

Em 2020, por conta das medidas de isolamento social implementadas para combater a pandemia da Covid-19, o PGE traz como diferencial, a valorização das escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos por este período delicado, de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.

Outra novidade do Prêmio neste ano é que, além do diretor escolar, serão premiados o coordenador pedagógico e quatro professores que formam as equipes escolares.

As inscrições para o PGE 2020 estão abertas até o dia 15 de agosto. O edital pode ser consultado pelo site do Prêmio, no endereço: www.premiogestaoescolar.com.br.

 

 

5 coisas que você precisa saber sobre o Prêmio Gestão Escolar 2020

Em 2020, o Prêmio Gestão Escolar vai reconhecer práticas escolares que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia. As inscrições vão até o dia 15 de agosto.

 

1 – O Prêmio Gestão Escolar reconhece boas práticas e estimula a melhoria da gestão das escolas públicas.

O prêmio tem 22 anos e é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio de diversos parceiros. A intenção é estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem o intercâmbio de experiências entre os gestores e, desta forma, multiplicar e dar visibilidade para boas estratégias.

 

2 – Em 2020, a temática é sobre o enfrentamento das unidades escolares frente aos desafios impostos pelo isolamento social.

Devido a pandemia da Covid-19 o tema desta edição é "Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vinculo entre os atores escolares?”.

O intuito é reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos pelo afastamento social de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.

 

3 - Este ano o prazo de inscrição é até 15 de agosto. E as inscrições são digitais.

O período de inscrição iniciou no dia 16 de junho e vai até o dia 15 de agosto, por meio do site: www.premiogestaoescolar.com.br.

 

4 – Serão premiadas as equipes escolares (cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores).

O regulamento explica que poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio.

 

Para participar, a equipe escolar composta por um gestor, um coordenador e quatro professores (de preferência um por área, quando for o caso) deve preencher o cadastro da escola no site.

 

5 - Gestão escolar é toda a equipe da escola.

O Consed entende que toda a equipe escolar faz parte da gestão, ou seja, todos que fazem parte da comunidade escolar.

 

 

Vídeos

Abaixo você confere vídeos sobre o PGE 2020.

 

Live de lançamento – 16/06

https://www.youtube.com/watch?v=ECO9hZfOIM8

 

Live Plataforma Conviva Educação – 22/06

https://www.facebook.com/watch/?v=643930183141871