Programa Estadual Voluntários do Tocantins

O estreitamento de laços entre escola e comunidade gera benefícios, fortalece a relação de respeito, confiança e a valorização dos distintos saberes presentes na contemporaneidade.

O Programa Estadual VOLUNTÁRIOS DO TOCANTINS tem como objetivo estimular o trabalho dos voluntários nas escolas da Rede Publica do Estado do Tocantins, de modo que fortaleça e reflita positivamente na gestão escolar e na melhoria dos resultados de aprendizagem.

O Programa será desenvolvido em consonância com os programas e projetos que as unidades escolares já desenvolvem, utilizando os recursos e as ações formativas dos programas existentes, fortalecendo situações significativas de aprendizagem voltadas para a ampliação do conceito de mobilização social.

 Desta forma, propõem-se ações integradas e sistematizadas em todos os níveis de ensino, considerando as especificidades das modalidades da Educação Especial, Educação Quilombola, Educação dos Jovens e Adultos, Educação dos Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Técnica Profissional.

A metodologia terá como base a integração das atividades e ações voluntárias ao Plano de ação da unidade escolar no projeto político pedagógico, considerando termos práticos e à interface das ações visando facilitar e fortalecer a comunicação, dos programas/projetos da Seduc.

A cada ano letivo será proposta uma temática a ser trabalhada. Para o ano de 2015 a temática é “Educação e Leitura”. A intenção é de fomentar ações de mobilização para a leitura e escrita.

keyboard_arrow_up