O Projeto TO Ligado integra a Iniciativa BNDES Educação Conectada, que se constitui na primeira ação estruturada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceira com o Ministério da Educação (MEC), voltada ao apoio do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC).
O PIEC foi instituído pelo Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017, e busca conjugar esforços entre órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, escolas, setor empresarial e sociedade civil para apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica.
A Iniciativa do BNDES visa acelerar a implantação do PIEC por meio da seleção de projetos de implementação e uso de tecnologias digitais para educação pública, com equilíbrio de quatro dimensões estruturantes:
Dessa forma, espera-se que o uso de tecnologia digital possa apoiar os processos de gestão escolar e de ensino e aprendizagem, gerando impactos positivos nas redes e escolas e buscando promover aprendizado para escalabilidade do PIEC, com efetividade e economicidade.
Para execução desta iniciativa, o BNDES estabeleceu parcerias com:
● Centro para Inovação da Educação Brasileira – CIEB: trabalha no suporte técnico e auxílio nas atividades da Iniciativa, e na implantação e acompanhamento dos projetos na ponta;
● Centro de Excelência e Inovação em Políticas Públicas - CEIPE da Fundação Getúlio Vargas: responsável pela sistematização do aprendizado da experiência da Iniciativa e pelo acompanhamento da implantação dos projetos e avaliação externa, identificando fatores de sucesso e o impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação, tanto na utilização pedagógica como na gestão de redes e escolas.
● Parceiros privados: contribuem com recursos para ações e investimentos dos projetos, de acordo com a pertinência e possibilidades identificadas em função das propostas dos projetos; para atividades da Iniciativa, como as relacionadas a monitoramento e avaliação; e para campanhas de divulgação e captação de recursos. Até o presente momento, foram firmadas parcerias com a Fundação Lemann e com a Fundação Itaú Social e Sincroniza.
O território do Tocantins foi selecionado para participar dessa Iniciativa e está implantando o Projeto TO Ligado, direcionado ao ensino fundamental e médio em 100% das escolas urbanas da rede estadual e 50% das escolas urbanas das redes municipais localizadas nos municípios de Araguaína e Gurupi por meio de investimentos nas quatro dimensões estruturantes do PIEC.
A escolha do território do Tocantins para integrar a Iniciativa do BNDES e a seleção das escolas municipais participantes do Projeto, foram definidos por meio de sorteio conforme os critérios do Edital de Seleção nº 001/2018 para a Chamada Pública que deu origem à Iniciativa.
O Projeto tem previsão de implantação de 2 anos, até dezembro de 2020, e é um passo importante para por em prática o planejamento das redes e suas estratégias educacionais mediadas por tecnologia.
Nesse horizonte de tempo serão contempladas 49 escolas de ensino básico de Araguaína e 25 escolas de Gurupi, atendendo diretamente em torno de 31,6 mil alunos e cerca de 1,5 mil professores.
O Projeto foi inicialmente discutido pelos gestores e equipes técnicas das secretarias estadual e municipais, a partir do diagnóstico respondido em 2018 pelas escolas, sobre as quatro dimensões do uso da tecnologia (questionário GuiaEdutec) e procurou incorporar o que as redes e escolas já têm desenvolvido - considerando as oportunidades e dificuldades para o uso pedagógico da tecnologia.
Um Grupo Especial de Trabalho (GET) foi constituído, composto por membros das secretarias estadual e municipal, e tem atuado em regime de colaboração para desenvolver ações nas quatro dimensões estruturantes: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura.
O projeto foi desenhado a partir da definição dos principais desafios educacionais das redes em cada segmento de ensino (Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio), e com base nesses desafios, foram selecionadas as práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia que serão utilizadas nas escolas participantes do Projeto TO Ligado.
• Visão compartilhada no território sobre a integração das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo uma cultura colaborativa entre professores e alunos.
• Formações continuadas para professores sobre o uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem para professores multiplicadores dos 1º, 2° e 3° anos do fundamental I, para professores do 6º e 9º ano do fundamental II e para professores da 1ª e 2ª séries do ensino médio (foco especial na transição entre os ciclos).
• Implantação de uma plataforma digital para o território.
• Programa-piloto para formação de professores de alunos com deficiências para o uso de tecnologia nos processos de inclusão e acessibilidade.
• Dois espaços de aprendizagem criativa voltados para formação e experimentação em tecnologias para professores em uso pedagógico de recursos educacionais digitais e metodologias ativas, com foco em alfabetização e letramento, nas séries iniciais (1º ao 3º anos) do fundamental I, 6º e 9 ano do fundamental II, e 1ª e 2ª série do ensino médio. Sendo um espaço de aprendizagem criativa em cada município.
• Incentivo a parcerias que tenham sinergia com objetivos do território para a captação de recursos públicos e privados, visando a sustentabilidade do projeto.
Oferecer educação de qualidade na rede do Tocantins por meio do uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) integradas ao currículo, desenvolvendo competências para disseminação de informações, produção de conhecimentos e resolução de problemas.
• Alfabetização e letramento nas séries iniciais do segmento fundamental I.
• Desenvolvimento das habilidades de leitura e letramento em português, matemática e ciências.
• Evasão na transição do fundamental II para o médio e agravada no ensino médio.
• Desinteresse do aluno pelo currículo e processo de aprendizagem.
• Uso de Tecnologias Assistivas para uma educação inclusiva.
• Ensino baseado em projetos – incorporação de metodologias ativas que utilizam projetos como foco central do ensino, envolvendo investigação pelos estudantes e integração de áreas do conhecimento.
• Aulas “mão-na-massa” – experiências de aprendizagem que, por meio do processo concreto de produção de artefatos, visam aproximar a ciência e a engenharia do cotidiano dos estudantes.
• Ensino híbrido – abordagem que promove integração entre o ensino presencial e propostas online, valorizando as melhores formas de oferecer diferentes experiências de aprendizagem aos estudantes.
TEMÁTICA |
PÚBLICO |
Imersão em Tecnologias e Metodologias Ativas |
Técnicos e Coordenadores Pedagógicos municipais e estaduais |
Alfabetização e Ensino Híbrido |
Professores do Ensino Fundamental I |
Letramento e Ensino Híbrido(Matemática, Língua Portuguesa e Ciências) |
Professores do Ensino Fundamental II |
Projetos e Protagonismo Juvenil |
Professores do Ensino Médio |
Tecnologias Assistivas e Educação Inclusiva |
Professores Educação Especial |