Plano de Ação da Orientação Educacional das Unidades Escolares do Tocantins

A Orientação Educacional tem por objetivo fortalecer e promover espaços para o diálogo entre gestão, docentes, discentes, família e comunidade, visando a humanizar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando condições apropriadas ao estudante para desenvolver-se integralmente.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef e parceiros mostram que os principais fatores que dificultam o acesso e a permanência na escola são, principalmente, a discriminação racial, a pobreza, a violência e a baixa escolarização dos pais. Esses fatores são geradores dos problemas socioemocionais dos estudantes, têm reflexos negativos no sistema público de educação e merecem atenção das Secretarias da Educação, dos agentes públicos e das equipes de gestão das escolas.

É importante que a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes - Seduc, as Diretorias Regionais de Educação - DRE e as unidades escolares mobilizem as diferentes instâncias governamentais, sociedade civil organizada, pastorais das igrejas e ONGs para garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão da Educação Básica na idade certa dos estudantes.

O Orientador Educacional, na contemporaneidade, está comprometido com a mediação, transformação e organização de um currículo problematizador, por meio do qual o estudante busca sua identidade “quem eu sou”, “quem gostaria de ser”, estimulado pelo autoconhecimento para desenvolver seu projeto de vida. A escola pode incentivar o estudante a refletir e a planejar o caminho que precisa seguir para alcançar o que pretende ser. Para tanto, é necessário que a equipe escolar desenvolva ações e projetos que possibilitem no seu processo escolar, traçar um planejamento para atingir seus objetivos nos estudos, estabelecendo roteiro e metas.

A elaboração do Plano de Ação do Orientador Educacional norteará os meios necessários para que as equipes administrativa, pedagógica e professores, contemplem ações integradas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. Vale ressaltar que o Projeto Político Pedagógico é o instrumento de gestão que propiciará a discussão, articulação, elaboração e materialização das ações do Plano de Ação do Orientador Educacional 2020/2021.

Este documento é direcionado aos profissionais que trabalham com a Orientação Educacional na Seduc, DREs e unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. A proposta de trabalho da Orientação Educacional é balizada em consonância com a legislação educacional, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, Documento Curricular do 3 Tocantins e com os programas e os projetos que as unidades escolares já desenvolvem.